É comum as crianças ganharem presentes ao longo dos anos, alguns ajudam no desenvolvimento e no relacionamento com outros. É o caso do patinete!
Embora para os pais pareça um brinquedo perigoso, na verdade, é algo que vai trazer muitos benefícios para a criança, em vários sentidos. Veja agora que benefícios são esses e qual o melhor modelo para cada criança.
Principais benefícios do patinete para as crianças
Alguns pais não encontram nenhum benefício em dar um patinete para uma criança de dois anos, por exemplo, mas, na verdade, há muitas vantagens para o desenvolvimento da criança.
Por exemplo, com o uso do patinete a criança consegue desenvolver sua coordenação motora, promovendo mais equilíbrio e estabilidade. Esse brinquedo também desperta as funções psico-motora. Outra vantagem é o fortalecimento dos músculos.
A criança também desenvolve a autoconfiança, eliminando o nervosismo e a tensão. Além de tudo isso, a criança vai dar mais valor ao meio ambiente, uma vez que já vai crescer conscientizada da importância do transporte sustentável.
Também não podemos nos esquecer que esse brinquedo vai ajudar a criança a ser mais comunicativa com outros ao seu redor.
Qual a melhor idade para a criança usar o patinete?
Como o patinete oferece a mesma adrenalina que um skate, é interessante não deixar as crianças com menos de dois anos de idade utilizarem esse equipamento.
O recomendado é que crianças a partir de dois anos utilizem o patinete para desenvolver todos os benefícios citados, principalmente para desenvolver a coordenação motora.
No entanto, como existem vários tipos de patinetes, é interessante que cada criança utilize o patinete de acordo com sua faixa etária, para evitar riscos de acidentes.
No geral, os patinetes só devem ser permitidos para aquela criança que os pais ou responsáveis, julgar que ela tem condições de manusear tal equipamento. Para isso, é preciso avaliar o tamanho da criança, assim como sua condição física e mental.
Como escolher o melhor patinete para a criança?
O melhor patinete infantil é aquele que a criança se sente segura. Por esta razão, o mais indicado é levar a criança até a loja e deixar que ela experimente, faça uma espécie de test drive, para saber qual modelo passa mais segurança para ela.
É importante lembrar que os patinetes não são iguais, há vários modelos.
Por exemplo, há um modelo com uma rodinha na parte da frente e duas rodinhas atrás. Também há aqueles que possuem duas rodinhas na frente e uma atrás. Como também tem aqueles que só tem uma rodinha tanto na parte da frente como atrás.
Outra coisa também que deve ser observada na hora de escolher o melhor patinete é a espessura das rodas. Algumas são mais largas, outras mais finas. Elas são importantes para dar estabilidade para a criança.
Como deixar a brincadeira mais segura?
Para deixar a brincadeira mais segura é importante providenciar também alguns equipamentos de segurança pessoal.
Por exemplo, é importante que a criança utilize capacete, joelheira, cotoveleira e em alguns casos, até mesmo luvas apropriadas. Tudo isso vai proteger a criança caso ela caia do patinete.