Quando se descobre que a mulher está grávida, muita coisa muda na rotina dos futuros pais. Uma das mudanças é a frequência a consultas médicas, entre elas o pediatra.
O médico pediatra é aquele especializado em tratar e cuidar de crianças. Por isso, desde os primeiros meses de gestação, esse médico já começa a acompanhar o bebê. Manter uma rotina de consultas com esse profissional é muito importante, tanto para a criança como para os pais.
Veja mais sobre isso neste artigo e saiba como deve ser uma consulta pediátrica de acompanhamento e rotina.
Como deve ser o acompanhamento com o pediatra?
O acompanhamento com o pediatra deve ser periódico, ou seja, com frequência. Esse profissional vai analisar a criança como um todo, para ver se está tudo bem com ela. Ele atua tanto para prevenir como para tratar problemas de saúde.
Mas a rotina de consultas é diferente para cada faixa etária. Confira agora como é a rotina de acompanhamento como pediatra.
Primeiro ano de vida
No primeiro ano de vida a rotina de consultas para acompanhamento pediátrico é muito frequente. Assim que a criança nasce, a primeira consulta deve ocorrer dentro dos três primeiros dias, mas em situações em que isso não é possível, essa primeira consulta deve ocorrer dentro de um período de sete dias.
Os pais precisam entender que durante o primeiro ano de vida, as consultas com o médico pediatra serão feitas mensalmente. Entre as idades de dois e três anos, as consultas precisam ser feitas de modo trimestral e semestral, respectivamente.
A partir dos 4 anos
Depois que a criança completar quatro anos de idade, as consultas com o médico pediatra serão realizadas pelo menos uma vez ao ano. Para os pais que são mais precavidos, não há problemas em seguir uma rotina de consultas semestrais. Mas o importante é não deixar passar um ano completo, sem marcar uma consulta com esse especialista.
Por que as consultas de rotina são importantes?
Essa rotina de consultas médicas com o pediatra é muito importante, pois ele vai realizar exames clínicos e laboratoriais para identificar se existe algum problema de saúde pré-existente, se o desenvolvimento está de acordo com a idade e muito mais.
De acordo com a avaliação, o médico pode recomendar vitaminas e outros suplementos para ajudar no desenvolvimento da criança.
O que um pediatra vai avaliar?
Na consulta, ele vai abordar aspectos como altura, peso, desenvolvimento físico, motor e mental, estado nutricional, a qualidade do sono, o desempenho escolar, a carteira de vacina, o estilo de vida e muito mais.
Como escolher um bom médico pediatra?
Escolher um bom profissional é algo fundamental, pois esse médico vai acompanhar o crescimento da criança até a fase da adolescência. Por isso, preze pelo bom relacionamento e, sobretudo, pelo profissionalismo.
Algumas coisas podem dar sinais de que o médico é um bom profissional. Por exemplo, ver se ele é pontual nas consultas, se utiliza jaleco ou uma vestimenta adequada, a forma como se expressa, se sabe ouvir, e também se atende com empatia.